Tumulto em desocupação no centro do Rio

Postado por em 02/fev/2017

Rio – A desocupação de um prédio na manhã desta terça-feira na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro, teve tumulto e pancadaria. Policiais militares do Batalhão de Choque e do 5ª BPM (Praça da Harmonia) chegaram a usar bombas de efeito moral para conter um grupo que resistia a sair do edifício de cinco andares. Os ocupantes queimaram objetos e colocaram um sofá no meio da rua. Alguns deles lançaram pedras. O Corpo de Bombeiros teve que apagar um princípio de incêndio no último andar da construção, cuja fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico. Ninguém ficou ferido.

Pelo menos 45 famílias viviam desde março do ano passado no local, onde já funcionou uma pensão e um hotel. Segundo a defensora do Núcleo de Terras e Habitações (Nuth) Adriana Bevilaqua, que representa 14 das famílias ocupantes, a maioria dos moradores trabalha como ambulante na região.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, 11 famílias foram atendidas pelas equipes de assistentes sociais, mas nenhuma aceitou acolhimento em abrigo. O advogado representante dos proprietários do imóvel, Andre Bonan, explica que o objetivo agora é fazer uma obra para revitalizar o imóvel e alugá-lo novamente.

 

Reportagem:  Alessandra Monnerat – Estagiária

Fonte: Jornal O Dia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *